Igreja Evangélica Luterana do Brasil

Igreja Evangélica Luterana do Brasil
PEL Jesus Salvador de Butiá - RS

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Devoção na ULBRA Texto base: João 16. 23-33 com ênfase v.33.

Voces vão sofrer.
O que voces vêem aqui? (mostrar Capelo), a caminhada até o dia da formatura é tranqüila? Certamente não! Levantar cedo, dormir tarde estudando, trabalhos, provas, estágio, o temido TCC, e ufa enfim a formatura.
Mas a conclusão desta etapa tão importante na vida acadêmica abre-nos uma porta que às vezes nos mostram um caminho que certamente nos depararão com muitas preocupações. Para os médicos virão os enfermos, os desenganados, enfim o sofrimento do outro que agora este terá que tratar curar ou às vezes amenizar. (colar sofrimento no capelo).
Aqui somos deparados com uma realidade que nos incomoda e que diariamente se faz presente em nossas vidas. Tentamos ignorar esta palavra (apontar para o sofrimento no capelo), pois, sabemos qual o efeito que ela exerce tanto sobre nossos pensamentos como sobre nossos corpos.
A dúvida, o desespero, e a negação da doença são reações conhecidas. A palavra sofrimento já por si só nos inquieta, pois, é algo que nos atinge diretamente e indiretamente. E na maioria das vezes nega a seu afligido a possibilidade deste por si só resolver ou amenizar o seu problema.
Então para solucionarmos ou amenizarmos este sofrimento buscamos os médicos e profissionais da saúde para nos auxiliarem, e é exatamente isto que devemos fazer, Deus capacita o homem para que desenvolva meios para prolongar e manter a vida de toda a Sua criação enquanto aqui neste mundo.
Porém quando estes recursos que são dados por Deus falham alguém se põe ao nosso lado para dizer: “No mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. (colar cruz no capelo).
E agora o que pensar sobre esta afirmativa de Cristo? E também o sofrimento do qual Cristo esta falando? Sabemos de todo o sofrimento que Cristo suportou por mim e por voces: a humilhação, os açoites, a coroa de espinhos, a angustia que Cristo sofreu pelo peso de nossos pecados, que mesmo em meio a esta agonia ora em nosso favor, e finalmente a cruz e consigo a morte.
Todo esse sofrimento (apontar sofrimento capelo) angústia e silêncio por Três dias marcam o que? Cristo vence a morte o inferno e o diabo e nos mostra que não é fim, através deste fato sabemos que não estamos sós quando sofremos, pois, da mesma forma que estávamos com Cristo em Seu sofrimento, morte e ressurreição através de nossos pecados, Cristo está conosco nos amparando e dando forças, apontando para a cruz que é o sinal da vitória sobre a morte. Cristo nos chama para uma realidade que está para além de todo o sofrimento.
Sabemos que a morte vai chegar até nós, mas, ela não é o fim, porém o inicio de uma nova vida em glória com todos os crentes em Cristo nos céus.
“tende bom ânimo, eu venci o mundo” Amém.
Oremos: Querido Deus e amado Pai, obrigado por nos livrares do sofrimento e condenação eterna dando a Cristo para pagar por nossos pecados na cruz, agradecemos-te por nos acompanhares nas horas difíceis dando-nos forças através da Tua Palavra para enfrentarmos as aflições deste mundo. Em nome de Cristo Amém.

Nenhum comentário: