Igreja Evangélica Luterana do Brasil

Igreja Evangélica Luterana do Brasil
PEL Jesus Salvador de Butiá - RS

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Em Jesus amigo temos - Jean Regina

Deus, meu Senhor - Jean Regina

Podemos viver uma vida agradável diante de Deus?

Então... Agradar, essa palavra tira o sono de muita gente e já tirou o meu também. Temos várias pessoas das quais devemos agradar umas por amor (família) outras por obrigação (trabalho, sociedade). Mas quem não gosta de ser agradado que atire a primeira pedra.
O mundo prega o amor próprio, onde o importante sou “Eu” o outro que se vire a máquina chamada sociedade produz um tipo de lixo diferente (Lixo humano) já ouviram dizer? O que é isso? Aqueles que não se adéquam a esse molde estão fora, são descartados.
E na igreja estimados irmãos é diferente? Aquelas pessoas que não nos agradam, e não são cristãos puros e exemplares como nós (lembram do fariseu?) são empurrados para os últimos bancos da igreja, quando não pra fora da igreja e de nossos olhos.
Todos nós gostamos de ser agradados, isso é bom e faz bem para nossa auto-estima e para nossa saúde, Deus se alegra com o nosso bem estar. Gostarmos de sermos amados e agradados é pecado? Não! Deus quer que suas criaturas sejam felizes e se amem assim como ele nos ama. (opa aqui o assunto muda)
Nossa natureza pecadora permite isso? Vamos ser sinceros, é fácil agradar os outros? A família até que é possível, mas os estranhos, os irmãos na igreja, o patrão, o empregado? Tentamos sim, mas como o fariseu que batia no peito e dizia “olhe Deus como sou um homem bom..., cuidado este caminho não tem volta.
Ou na pior das hipóteses quando tentamos agradar as pessoas, e estas não reconhecem esbravejamos: “Se Cristo que era o Filho de Deus não conseguiu agradar todo mundo imagine eu!” Essa é nossa muleta, para erguermos um muro que nos separa do mundo e do próximo? Cristo realmente não agradou todo mundo, mas, nem por isso deixou de nos amar e de morrer na cruz por nós, não é? Não sejamos hipócritas.
"O poder de Deus nos tem dado tudo o que precisamos para viver uma vida que agrada a ele, por meio do conhecimento que temos daquele que nos chamou para tomar parte na sua própria glória e bondade." (2 Pe 1.3).
A Epístola de Hoje nos diz que Cristo vem até nós, através do Seu poder e do seu amor, nos tornando parte da Sua glória e bondade, Cristo mesmo sem agradar a todos morre na cruz para nos dar parte da sua glória e nos achegar a Deus Pai, ainda conserva nosso corpo, bens, família e nos concede tudo para levarmos uma vida que agrade a Ele.
Deus nos ensina através da Palavra como podemos levar uma vida agradável, sadia e cristã. Deus nos mostra em Cristo na cruz como nos tornamos Filhos amados novamente, morremos com Cristo pelos nossos pecados, e fomos ressuscitados com Ele ganhando nova vida, vida esta que agrada a Deus.
Cristo é o caminho a verdade e a vida, e ninguém pode agradar a Deus se não tomar parte na sua morte de cruz pelos nossos pecados, não podemos chegar a Deus sem Cristo ao nosso lado. E viver uma vida de acordo com a Palavra agradando a Deus, é uma dádiva e não fardo, fomos salvos e livrados da morte eterna, vejam que consolo.
Deus quer que tenhamos uma vida correta e santificada, e para isso Ele nos traz uma pequena lista de virtudes, que devem fazer parte da vida do cristão como o ar que respiramos: "Por isso mesmo façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade juntem o conhecimento e ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio juntem a perseverança e à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção juntem a amizade cristã e à amizade cristã juntem o amor." (2 Pe 1. 5-7).
A primeira virtude é a bondade que caminha de mãos dadas com a fé, fé esta que é nossa resposta e aceitação que por meio da morte de Cristo, fomos tornados justos diante de Deus, a fé é a base de todas as outras virtudes que apontam para Cristo. E como suprimos nossa fé em Deus e na obra de Cristo? Através do Conhecimento, conhecimento de que? De Cristo (ler vs 3 parte conhecimento) e das Sagradas Escrituras, este conhecimento não é das coisas do mundo, conhecimento humano, mas sim um conhecimento de Deus de sua vontade, da palavra e dos sacramentos.
E esse conhecimento junta-se com o domínio próprio, e por quê? Agora que conhecemos a vontade de Deus, e também conhecemos o bem e mal, estamos instruídos em como dominar nossos desejos, mas que desejos são estes? Nossa carne? A gula? A bebida? (TODOS) devemos dominá-los a luz das sagradas escrituras.
E aqui atrelado e ligado ao domínio próprio está à perseverança, a perseverança nos traz tranqüilidade, pois, se temos o domínio próprio sob os olhos de Deus, por mais dificuldades que estejamos enfrentando, ou por maior que seja a provação a entrega é total, Deus está conosco. (Rm 5. 1-3 Ler).
E junto com a perseverança vem a Devoção a Deus, que nos capacita a aceitarmos que foi Deus que nos chamou, por intermédio de Cristo e nos salvou da morte eterna, Ele que faz que suportemos todas as dificuldades, e em meio a tudo isso possamos olhar para o amor demonstrado por Cristo (Hb 12. 2-3).
E concluindo estas virtudes temos a Amizade Cristã e o Amor, estas duas andam juntas, pois, é da vontade de nosso Pai que amemos o nosso próximo como a nós mesmos. Aceitando-o como ele é, com falhas, dúvidas e medos assim como nós somos e sem distinção fomos aceitos por Deus. (“Nós amamos porque Deus nos amou primeiro”. 1 João 4:19).
Deus nos capacita a amarmos e a termos uma vida sadia que o agrade e que testemunhe esse amor que Ele tem por nós. Todas essas virtudes não são produzidas pela fé, elas são uma dádiva de Deus, fazem parte de nossas vidas que foram conquistadas lá na cruz, e agora não temos mais desculpas para não falar do amor que provamos todos os dias e que é dado por Deus.
E a epístola de hoje nos diz exatamente isso no vs 8-9 ,
Conhecemos Cristo e seu amor por cada um de nós, somos fortalecidos e perdoados através do batismo da ceia e da pregação da palavra, fomos comprados pelo sangue na cruz.
Temos que brilhar como uma estrela, mostrar ao mundo e ao próximo todo esse amor que temos em Cristo, somos salvos perdoados e aperfeiçoados por Ele, e esse presente maravilhoso não pode ficar guardado conosco deve ser repartido, pra que mais e mais pessoas conheçam esse amor.
Por isso vivamos uma vida que agrada a Deus, em nome Cristo. Amém.