Igreja Evangélica Luterana do Brasil

Igreja Evangélica Luterana do Brasil
PEL Jesus Salvador de Butiá - RS

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Estudo sobre o Salmo 146. 3-4

Em que confiar?
Quem de nós nunca se decepcionou com algo? Com uma promessa não cumprida, com um “não” quando mais precisávamos. Todos nós já passamos por isso, ou vamos passar. A palavra de Deus nos diz exatamente isso, em quem devemos confiar e o que esperar das pessoas, no Salmo 146. 3-4 diz o seguinte: “Não ponham a sua confiança em pessoas importantes, nem confiem em seres humanos, pois eles são mortais e não podem ajudar ninguém. Quando eles morrem, voltam para o pó da terra, e naquele dia todos os seus planos se acabam.”
O que dizer diante dessa afirmação da palavra de Deus?
Não podemos mais confiar em ninguém? Tudo está perdido? Não, Deus está nos mostrando como nós somos seres humanos falhos e imperfeitos, e totalmente dependentes da sua bondade e misericórdia. Deus nos mostra através do salmista, como nossa vida aqui na terra é breve e passageira. Se as pessoas nos decepcionam, não devemos odiá-las e virar-lhes as costas, devemos perdoá-las, pois, elas estão fazendo o que é de sua natureza, e nós certamente as vezes fazemos o mesmo. Porém mesmo assim Deus nos salvou por amor.
Conta-se uma história Um mestre oriental que viu que o escorpião estava se afogando decidiu tirá-lo da água, mas quando o fez, o escorpião o picou. Pela reação de dor, o mestre o soltou e o animal caiu de novo na água e estava se afogando de novo. O mestre tentou tirá-lo novamente e novamente o animal o picou. Alguém que estava observando se aproximou do mestre e lhe disse: "Desculpa-me, mas você é teimoso! Não entende que todas as vezes que tentar tirá-lo da água ele irá picá-lo?"O mestre respondeu: "A natureza do escorpião é picar, e isto não vai mudar a minha que é ajudar”. Então, com a ajuda de uma folha o mestre tirou o escorpião da água e salvou sua vida.
Nós somos como o escorpião, nossa natureza nos leva a pecar, e magoar os que nos rodeam, mas, Cristo nos mostra que ainda estamos neste mundo, e Ele quer que amemos o nosso proximo, como Ele nos ama, incondicionalmente, sem rotular, julgar, e pesar quantas faltas que nosso proximo faz. Amemos e confiemos assim como Deus nos Ama e confia nossas vidas em Cristo. Amém.