Igreja Evangélica Luterana do Brasil

Igreja Evangélica Luterana do Brasil
PEL Jesus Salvador de Butiá - RS

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço (Romanos 7. 20).

Como somos capazes de tantas vezes ferir as pessoas sem nem ao menos percebermos. Falamos o que nos vem a mente, porque o outro deve respeitar a minha opinião, tenho o direito de expressar-me. Na euforia da batalha por me afirmar subjugo meu irmão e o sufoco com minha arrogância porque "estou no meu direito" sera?
Quantas vezes somos egoístas e só pensamos em nós e olhamos somente para o nosso umbigo? Quantas provas temos todos os dias de que muitas vezes erramos e magoamos os que nos amam, porque agimos sem pensar? o Apóstolo Paulo na Epístola aos Romanos no capítulo 7 versículo 15, 19 e seguintes tenta responder as perguntas ou pelo menos clarear a discussão: "Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto.
vs.18: Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.
vs.19: Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.
Diante destes versículos como fica a nossa situação perante o Pai e o nosso proxímo: Culpados? Sim! a lei nos mostra nossa verdadeira natureza, porém...
Cristo conhece a cada um de nós...
vs. 17: Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim.
vs. 23: Mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.
Somos inclinados a fazer o mau porque o velho homem ainda habita dentro de nós, a luta para sufocá-lo tem que ser diária o diabo nos ronda a todo instante esperando o momento para atacar.
Mas Deus por amor a nós pecadores enviou seu Filho, Verdadeiro Deus e Verdadeiro homem para que sofresse e fosse condenado pagando nossa divida lá na cruz.
Antes de nos dirigirmos de forma grosseira e arrogante ao nosso proximo, lembremos:
Que o bem que preferimos não fazemos, mas, o mal que não queremos esse fazemos, esta é a realidade que esta presente na vida do cristão diariamente procuremos a força e a suficiência para lutar contra nossa carne e o diabo no sacrificio de Cristo na cruz por todos nós. Amém.