Igreja Evangélica Luterana do Brasil

Igreja Evangélica Luterana do Brasil
PEL Jesus Salvador de Butiá - RS

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Do uso das duas espécies no Sacramento XXII CA



Na ceia do Senhor dão-se aos leigos as duas espécies do sacramento, porque este uso tem mandamento do Senhor. Mt 26: “Bebei dele todos”. Aqui, Cristo, manifestamente, preceituou, a respeito do cálice, que todos bebam.
E, para evitar que alguém pudesse questionar e distorcer essas palavras, dizendo que isso se refere somente aos sacerdotes. Paulo, em Coríntios, cita um exemplo do qual se torna evidente que a igreja toda fez uso de ambas as espécies.
E, por longo tempo, continuou esse uso na igreja, não se sabendo, quando ou por quem foi aprovado. Os próprios bispos da Igreja Católica afirmavam que se dava as duas espécies na ceia, Cipriano e são Jerônimo.
O próprio Papa Gelásio ordena que não se divida o sacramento. O que nos dizem as palavras do próprio Cristo sobre a Ceia?
Mateus 26. 26-28
O que dizer então sobre a retenção de uma das espécies da santa ceia?
1 Coríntios 11. 24-28.
Primeiro se diz quanto ao corpo: “Fazei isto”.
Depois se repete as mesmas palavras com respeito ao cálice.
Vs. 28: use-as juntamente. Arrogância humana e distorção da palavra de Deus: 1 Samuel 2. 30-36.
Distorção da palavra por parte dos homens, para dizer que se deve dar somente uma espécie. Afirmam que os leigos devem se contentar com uma parte ou espécie da santa ceia. Distorcem a passagem de 1 Samuel (castigo aos filhos de Eli), como se por castigo os leigos não pudessem receber ambas espécies da ceia do Senhor.
Por acaso a ceia não foi instituída para consolar e erguer os corações aterrorizados, quando crêem que a carne juntamente com o sangue de Cristo, Dada para a vida do mundo é alimento, quando crêem que eles, unidos a Cristo, são tornados vivos novamente.
A igreja detentora da lei perseguia violentamente os que fossem contrários a uma espécie somente aos leigos. Porém, se esquece da lei divina, Ezequiel 7. 26-27.
O homem não tem poder contra a vontade de Deus.