Igreja Evangélica Luterana do Brasil

Igreja Evangélica Luterana do Brasil
PEL Jesus Salvador de Butiá - RS

quinta-feira, 31 de março de 2011

Devoção sobre Efésios 5. 8-14





Quem de vocês conhece ou ouviu falar de um farol, daqueles que ficam a beira do mar iluminando toda a costa? Pra que serve um farol? (iluminar), de que adianta um farol se ele não faz o que deveria fazer.
No texto que lemos de Efésios 5 vs. 8 é dito exatamente isso, nós antes de conhecermos a palavra de Deus, vivíamos “apagados”, não brilhávamos, não iluminávamos esse mundo cheio de trevas e de pecado. Mas Cristo mudou essa realidade, na cruz ele nos fez novamente filhos de Deus.
Nós e muitas outras pessoas andávamos nas trevas, longe de Deus e da luz de Cristo éramos inimigos de Deus, nos escondíamos dele assim como Adão e Eva fizeram quando desobedeceram a ordem de Deus, pois, sabiam que haviam errado, essa é a nossa natureza.
Porém, graças ao bondoso Deus essa realidade mudou, somos amados e perdoados de nossos pecados, de todos eles, unicamente pela graça e amor de Deus.
Somos lembrados por Deus o Pai, de que agora devemos agir de modo diferente, pois, estamos na luz, junto de Cristo, e apoiados por Ele. Agora nos é confiada uma nobre tarefa, que não é pesada ou penosa, pelo contrário é uma honra e um privilégio a todo cristão: iluminar, irradiar, brilhar com toda a força, mostrando a fé e o amor de Deus que estão dentro de nós. Devemos mostrar ao mundo que somos amados por Deus, e que esse amor se estende a todos os que nos rodeiam, inclusive aqueles que ainda não conhecem a Cristo.
Assim como o farol, devemos estar em pontos estratégicos, para mostrar essa luz que não é nossa, é presente e dom de Deus, levando assim quantos pudermos a conhecerem a Cristo, o perdão e salvação que Ele conquistou por todos nós pecadores.
O mundo esta ai, do jeito que vemos todos os dias, caminhando a passos largos para o fim, mas, devemos cruzar os braços, e pensarmos porque somos filhos amados de Deus, o mundo que se vire porque esse não tem mais jeito? Não, temos a nobre tarefa de iluminar o caminho até Cristo, como? Testemunhando, ajudando o próximo, o amando assim como Deus nos ama, ouvindo nosso irmão no momento de angustia, sendo um bom marido e uma boa esposa, um bom empregado e um bom patrão. A presença de Cristo e a certeza de nosso perdão e salvação devem brilhar em nossas vidas todos os dias, no nosso trabalho, no bairro onde moramos, com nossos amigos, enfim todos os dias e em todos os lugares por onde passarmos.
Oração: Pai Nosso, que estás nos céus. Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação. Mas livra-nos do mal. Pois Teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.